Indicação Nº 86/2022

""Indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, que seja criado um programa dentro da casa das Anas que possa abrigar jovens garotas entre 14 e 19 anos, que engravidaram e que foram expulsas de casa por seus familiares." (Vereadora Mirim Yasmin Yulla)"
Excelentíssimo Senhor Presidente,
        
A Vereadora que esta subscreve requer a Vossa Excelência, na forma regimental, com fundamento nos arts. 2º, § 6º, e 108 da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), o encaminhamento de ofício ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, contendo os termos da seguinte INDICAÇÃO:

Indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, que seja criado um programa dentro da Casa das Anas que possa abrigar jovens garotas entre 14 e 19 anos, que engravidaram e que foram expulsas de casa por seus familiares.
 

JUSTIFICATIVA

Peço que seja criado um programa dentro da casa das Anas que possa abrigar jovens garotas entre 14 e 19 anos, que engravidaram, seja por abuso sexual ou não, e que foram expulsas de casa por seus familiares. Sabemos que 7 em cada 10 jovens mães são mãe solteiras, abandonadas por seus parceiros ( o que afeta o seu estado emocional). Essas mães poderão ficar até seu bebê completar 1 ano de idade. 
O programa ajudará ela à conseguir um emprego quando o bebê começar a ir na creche. Oferece também ajuda de  profissionais como: psicólogos (que ajudará a mãe a passar por esse momento delicado aonde ela pode entrar em negação, ter depressão ou baixa auto estima) e médicos obstetras e ginecologistas (que  cuidará da gestação e acompanhará o pré-natal)
As adolescentes que se tornam mães cedo acabam tendo vários problemas psicossociais. Mas o maior problema é que 8 a cada 10 jovens mães abandonam os estudos, e a principal razão é a gravidez, seja por sentir vergonha ou por ficar difícil se locomover até a escola, isso prejudica seu futuro e diminui suas chances de conseguir um bom emprego futuramente. No programa terá como a mãe conseguir continuar à estudar no tempo dela e do bebê. 
Por mas que muitos esquecem essa parte da população, ela requer muita atenção, dados mostram que no Brasil, em 2019, a cada mil garotas com a idade entre 15 à 19 anos quarenta e oito engravidam, mais de 500 mil meninas entre 10 e 19 anos têm filhos e de 10 mães adolescentes 8  afirmam que era uma gravidez não intencional.
O principal objetivo do programa é fazer essas mulheres  se firmarem e não terem seu futuro prejudicado por causa da gravidez precoce, além disso, diminui as chances da jovem querer abortar o bebê, pois a gravidez na adolescência constitui uma situação delicada e exige cuidados específicos.

 








Yasmin Yulla Silva Pinto

...
  Yasmin Yulla Silva Pinto

Tramitação desta matéria