Indicação Nº 80/2022

""Indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, que seja implantado um projeto chamado "Boa Visão" onde farão exames gratuitos de acuidade visual para os alunos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas. (Vereadora Mirim Yasmin Yulla)"
Excelentíssimo Senhor Presidente,
        
A Vereadora que esta subscreve requer a Vossa Excelência, na forma regimental, com fundamento nos arts. 2º, § 6º, e 108 da Resolução 548/2014 (Regimento Interno), o encaminhamento de ofício ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, contendo os termos da seguinte INDICAÇÃO:

Indico ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Fabrício José Satiro de Oliveira, que seja implantado um projeto chamado "Boa Visão" onde farão exames gratuitos de acuidade visual para os alunos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas.
 




JUSTIFICATIVA


Solicito que seja implantado um projeto chamado "Boa Visão" onde farão exames de acuidade visual para todos os alunos matriculados no ensino fundamental de escolas públicas. O exame deverá ser realizado uma vez no ano, os profissionais avaliam a visão dos alunos e quando for verificado que o aluno apresenta qualquer alteração visual, ele deverá ser encaminhado ao oftalmologista gratuitamente, o aluno também poderá realizar o exame com o profissional de sua escolha, de forma particular, nesse caso deverá comunicar a 
secretaria escolar .

Dados mostram que os problemas de visão estão entre as principais causas de evasão e reprovação escolar Exames  oftalmológicos de rotina em crianças e adolescentes infelizmente ainda não são freqüentes no Brasil. Dentro dessa realidade observa-se que a maioria das crianças já apresenta alguma queixa específica ao ser encaminhada ao  oftalmologista pelos pais, pediatra ou até mesmo pela escola.
Nos países mais desenvolvidos é comum a detecção precoce dos problemas oculares, no Reino Unido, por exemplo, o exame ocular é realizado rotineiramente nos recém-nascidos, visando a promover o mais precocemente possível, adequada orientação terapêutica e outras condutas de suporte às doenças oculares detectadas. Os indícios são vários e podem ser percebidos até com facilidade.
Na escola, crianças e adolescentes que apresentam sinais de problemas em sua visão demoram para copiar as atividades, falta de atenção ou necessidade de sentar muito perto do quadro aparecem como sinais também. O processo de ensino-aprendizagem depende primordialmente da visão. Com tais deficiências, os alunos, são impedidos de ter acesso ao conhecimento e seu desempenho cai.



Balneário Camboriú, 21 de Maio de 2022


Yasmin Yulla Silva Pinto

...
  Yasmin Yulla Silva Pinto

Tramitação desta matéria