Os chamados “free walking tours” (tours a pé gratuitos) são práticas comuns em diversas cidades do mundo, com grande adesão por parte dos turistas e que vêm se popularizando cada vez mais.
Nesse modelo de passeio, por meio de uma plataforma, um guia é contratado para conduzir um grupo, não privado, pela cidade em aproximadamente 1 hora e 30 minutos, contando a história do local, curiosidades e apresentando os principais pontos turísticos (sem entrar em locais com ingresso pago). Ao final do tour, os viajantes oferecem uma gorjeta ao guia com base em suas experiências, tornando o passeio acessível para todos e incentivando o guia a se aprimorar constantemente.
Considerando que Balneário Camboriú recebe milhares de turistas por ano, muitos dos quais não conhecem a história da cidade nem a cultura local, seria de extrema importância a implementação de tais práticas.
Isso contribuiria para movimentar ainda mais essa relevante atividade econômica no município e ampliar o conhecimento adquirido pelos visitantes.